sábado, 12 de janeiro de 2008

Ação Magé (?) (!)

Ação Magé?
Eu sei que o nome pode parecer estranho à primeira vista. “Magé em Ação” seria naturalmente um nome mais elucidativo e conveniente, mas existem motivos para a não escolha do mesmo.
Primeiro e de certa forma irrelevante é o fato de o endereço “mageemacao.blogspot.com” ser esteticamente feio e confuso (fica quase uma "mamação", ou ainda um “macacão”).
E segundo, e este sim relevante, porque o nome tradicional (Magé em Ação) supõe a existência de um sujeito ativo. Embora estejamos aqui dispostos a analisar, comentar, apoiar ou o que for, propostas e ações concretas, no ponto de vista da realidade nada “ativa” que se apresenta, esta interpretação é certamente longe da ideal. Portanto, a expressão imperativa “Ação Magé!” se mostra para nós muito mais pertinente, porque exprime melhor nossos objetivos com o blog, que é discutir (e também descobrir) ações concretas realizadas no âmbito da sociedade civil mageense e agir junto a elas, junto delas, ou ainda, juntos nelas.

A primeira ação é justamente esta que me trouxe aqui, a “Rede Mageense de Blogs”. Diferentes visões, diferentes temas e diferentes opiniões, todas com um único objeto de estudo: Nossa Cidade. Uma idéia brilhante que tem tudo para dar certo, e que pode envolver muitos e muitos com um objetivo bem claro: Pensar sobre a Comunidade que vivemos. Cultura, História, Política, Economia, Esporte, Religião, Turismo, Lazer, Literatura... a gama de possibilidades é imensa, e inexplicavelmente inexplorada!

Esta ação é uma iniciativa de Leonardo Custódio e César Pinheiro.

Para conhecer os outros blogs basta navegar pelos links dispostos ao lado. Estudamos a implementação de um blog central que seria algo do tipo "redemageensedeblogs.blogspot.com" ou talvez, "blogsmageenses.blogspot.com", ou ainda qualquer outra sugestão.
É válida esta iniciativa?
Qual a sua sugestão?
Ou melhor, qual a sua ação?

Até a próxima!
Lucas Lima

7 comentários:

Léo C. disse...

Bem-vindo, Lucas.

Esse esquema do blog central tb é mto bacana. Acho que, aos poucos, vamos conseguindo nosso objetivo: criar conteúdo crítico sobre Magé na rede.

Pensei tb em criar uma página central (e não um blog) para a Rede. Assim, entraria nas buscas google tb (diferente dos blogs) q não entram.

Outra coisa que estive pensando é em atualizar e ampliar o conteúdo sobre Magé na Wikipedia. O que vc acha? E vc, César, o que pensa disso?

Claro, tudo sem pressa, sem ansiedade. Não queremos dar as últimas notícias, mas mudar o cenário de uma vez por todas. Mesmo que aos poucos... :)

Cesar Pinheiro disse...

Lucas, seja bem-vindo!

O título do seu blog vem lembrar algo importante a todos nós: é preciso que as discussões e os pensamentos se transformem em ações ou, ao menos, mas nao menos importante, motive ações. Ação Magé!

Acho muito legal criar algo central. Seja um Blog ou uma Página. É bom porque meio que "institucionaliza" as idéias e porque cria um ponto central de onde todos os blogs podem ser acessados. Mas, além dos links, precisamos pensar melhor no que mais colocaríamos nesta página ou neste blog central.

Eu acho muito legal essa idéia de atualizar o conteúdo de magé na wikipédia. Podemos fazer isso com base nas discussões dos blogs.

Vocês leram o blog de Caio? Ele tá fazendo uma proposta muito maneira: redigir um manifesto pela cultura em Magé. Leiam, pode ser já uma iniciativa (ação) produzida pelas discussões da Rede Mageense de Blogs.

Anônimo disse...

Discutir, debater, questionar sempre.

Estarei sempre por aqui,
abraço.
Charles de Melo.

Léo C. disse...

E aí! Só passando para avisar que criei a comunidade "Rede Mageense de Blogs" no Orkut.

Tenho reparado que se quisermos chamar a atencão das pessoas da terrinha, o orkut é instrumento essencial.

Logo, aí vai o link:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48350294

É só divulgar agora.
Um abraco!

Lucas Lima disse...

Unificar os Blogs num só é o Caminho Natural.
Mas Léo, os blogs aparecem sim no Google..

Eu sou a favor de fazermos os dois (o blog central e o site).. mas sabemos que o site vai demorar um pouco mais.

Mas o blog, assim como a comunidade do orkut, é essencial para a divulgação da idéia. Porque por mais que poucos discutindo boas idéias já seja válido, o que queremos mesmo é que muitos participem dos debates (através dos comentários) ou se sintam incentivados a expor suas idéias, criando novos blogs.

Por mim, seria feito à princípio um blog com um único post contendo os blogs da rede.. e explicando como se "associar", a partir daí.. apagava-se e repostava-se sempre que novos fossem aderindo..
alguém teria que fazer este trabalho, de preferência alguém com mais disponibilidade do que eu.. porque no meu trabalho eu não posso editar os blogs.. só ler..

ahh.. e eu voto em blogsmageenses.blogspot.com

Léo C. disse...

Gostei da idéia do blog central.

Vou ver se agilizo hj. Só q tb não terei tempo pra ficar ajeitando sempre. Daí, passarei a senha pra vcs e a gente vai fazendo isso coletivamente.

Lucas, eu to convidando o pessoal pra comunidade e alguns estão repassando o convite. Coloquei seu nome como moderador e depois vou criar uma senha pra esse fim, e t passo.

Eu nao consigo mandar aqueles emails em massa daqui, mas se vc conseguir, já vai ser bom. Só não manda toda hora, pq é chato a vera...as pessoas podem associar a Rede a uma coisa ruim e tal.

O bacana é que aos poucos a coisa vai ganhando consistência mesmo. Lógico que a pressão inicial logo baixará. Mas é maneiro que não estamos ficando só entre conhecidos, mas parece q a coisa tá ganhando forma de rede de fato.

Abracao!

Isabel Sad disse...

Achei uma ótima idéia a "Rede Mageense de blogs",e acredito que a mudança deve vir primeiro nas pessoas,e temos que fazer com que elas tomem conhecimento disso.
Nem todos tem a acesso aos blogs.Portanto,deixo aqui a idéia de que pensemos num veículo de comunicação que possa alcançar um maior número de pessoas.
Para que assim elas conheçam a sua cidade,valorize sua cultura, e tudo que há de bom em Magé e se sintam sensibilizadas a fazerem grandes mudanças.
Abraços